Nós da Milhares de Afluentes estamos em solidariedade com os movimentos liderados por negros e negras nos Estados Unidos que estão se levantando contra violência racial sancionada pelo estado encontra a supremacia branca. Estamos revoltados com os assassinatos de Breonna Taylor, Ahmaud Arbery, George Floyd, Tony McDade e todas as vidas negras perdidas para a polícia e para a violência sancionada pelo estado. Nós compartilhamos a dor e o desespero e honramos a coragem das comunidades negras ao redor do país que levantam suas vozes exigindo justiça.

 

As lutas por justiça do povo em Minneapolis, Detroit, Nova Orleans, Nova Iorque e em outros lugares dos Estados Unidos são lutas globais. Assim como os movimentos liderados por negros e negras nos Estados Unidos, nossos parceiros no sul global nos lembram que o conluio de racismo, colonialismo, patriarcado e capitalismo, está na raiz das injustiças ao redor do mundo. Nossos parceiros no sul global estão lutando contra empresas dos EUA que estão extraindo e explorando terras, recursos e trabalho; a presença militar dos EUA se intensifica em suas comunidades; militares e forças policiais são treinadas pelos EUA; e políticas econômicas empurradas pelo governo dos EUA colocam o capital privado na frende do bem-estar de pessoas e do planeta. As mudanças buscadas pelos movimentos negros nos EUA contra o racismo sistêmico, desigualdade e violência estatal refletem os objetivos de pessoas através do sul global.

 

Se tem uma coisa que aprendemos ao longo das nossas três décadas de existência, é que a humanidade é resiliente, cheia de recursos e capaz de transformar. Movimentos de base são portais essenciais para um mundo justo e igualitário. Enquanto uma organização filantrópica global, ouvimos o apelo para aprofundar e expandir nossa solidariedade contra movimentos anti-negros e o racismo sistêmico em todas as suas formas. Nos unimos a movimentos ao redor do mundo que utilizam nosso poder coletivo – em meio a uma pandemia global, insegurança econômica e repressão crescente – para criar uma visão real de liberdade e justiça para todos. Nesse momento afirmamos nosso compromisso em:

 

  • aumentar nosso financiamento global para movimentos que estão construindo poder a partir das bases, em particular na medida em que o autoritarismo e violência sancionada por estados e empresas aumentam;
  • trabalhar com organizações parceiras para assegurar um compromisso de redistribuição de recursos que chegue até a militância e lideranças negras;
  • buscar, identificar e desmantelar os espaços nos quais trabalhos, cultura, valores e práticas racistas, anti-negritude e de supremacia branca apareçam em nossa organização e em nosso setor.

 

Aos e às ativistas negras e negros em todo país que neste momento estão liderando a carga por mudanças, nós estamos com vocês e atendemos à chamada por justiça e libertação. 

 

Em solidariedade,


Equipe de Milhares de Afluentes

 

#VidasNegrasImportam 

#DefendaVidasNegras